Publicado por: monge pensador | 12/05/2010

Minha infância

 (desenho do autor – reprodução proibida)

Gonçalves Dias que me perdoe. Quem mandou ele ter nascido antes de mim.  Talvez  jamais eu venha chegar aos seus pés, mas quero falar da minha terra (planalto serrano de Santa Catarina) com a mesma emoção. Eu disse: emoção e não falei em competência.

Quando se arreda o pé da querência, bate uma  profunda nostalgia , igual ao banzo. A vista procura lugares que não estão na paisagem. O ouvido campeia sons que não existem.

Quem é que não lembra da histórinha “A Bela e a Fera”, de  Gabrielle-Suzanne Barbot, a   Dama de Villeneuve? Por mais que se viva uma visão ímpar da beleza paradísica, alguma coisa faz falta. 

Mas como eu falava… Gonçalves Dias que me dê todas as licenças, inclusive a da poesia mal farquejada, mas vou cantar minha nostalgia:

Canção do Exímio (eu sei que é exílio)

Minha terra tem pinheiros,

Onde grita a gralha azul,

As aves que aqui twitam

Não me lembram as do Sul.

Nosso céu temas de estrelas,

Nossas várzeas outras cores,

Nossos bosques, mata sortida,

Nossa vida, outros valores.

E chega de estragar os impecáveis versos do imortal poeta.  Antes  de concluir, quero ainda falar das curucacas que pousam em bando nos potreiros e se abrigam nas araucárias. Dos antigos carijos,  que expandiam em tênue fumaça pela mata, exalando o doce aroma da erva-mate sendo sapecada nos barbaquás.   O ruído dos giraus, bem lembra os antigos engenhos de cana-de-açúcar. A voz de comando aos cavalos de tração atrelados ao pião, eram cantigas rudes, mas eram indício da vida ativa. O frio galopando o vento-sul, se encarregava da reflexão.  Enfim… vou parar para não chorar,  com perdão do trocadilho.  


Deixe uma resposta

Categorias

